O que é um livro para a criança?

 
O livro para a criança
que não lê de forma convencional
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Texto de Ivanise Meyer

O que significa um LIVRO para uma criança?
Pergunte para uma criança de qualquer idade:
- O que é um livro?
 
As respostas variam conforme as experiências que já tenham vivido.
Para um bebê é algo para colocar na boca, tocar, agarrar, jogar.
Para uma criança de 2 ou 3 anos, além de algumas ainda colocarem na boca, é algo que tem imagens que chamam atenção.
Para uma criança de 4 ou 5 anos, é algo que tem imagens e letras.
Para uma criança de 6 ou 7 anos, é algo que tem uma história com imagens.
 
No universo infantil, o livro é um brinquedo. E neste sentido, "ler é brincar", como diz Rubem Alves.
Assim como outras brincadeiras, o livro é um brinquedo que se aprende na interação com quem lê. A mãe que lê, o pai que lê, a avó (ou avô) que lê, a professora que lê, resumindo: o adulto lê para a criança e compartilha com ela como se brinca com esse "brinquedo feito com letras".
 
E quando o livro vira brinquedo? Vira pista, vira parede, vira telhado? Quando a criança confere outro significado ao livro, quando ele deixa de ser um brinquedo de letras e passa a ser elemento de outras brincadeiras, ela está só fazendo o que faz de melhor: brincar. A criança sabe que naquele momento o livro é "outra coisa".

Se deixamos a criança experimentar o livro como um objeto qualquer, ela vai simplesmente brincar com ele, mas sem estabelecer uma relação com a "leitura de mundo" que pode ser feita com ele. Então não basta apenas colocar os livros em uma caixa e pensar que a criança saberá o que fará com eles...

Como a criança aprende o que é um livro? O papel do adulto que é mediador de leitura é fundamental. Afinal, "ninguém nasceu sabendo". A criança aprende a ser um "leitor" vendo esse comportamento em outras pessoas, especialmente no adulto que lê para ela.
 
Quando uma criança que ainda não lê de modo convencional olha um livro, ela lê:
♥ Lê a capa: observa que há algo escrito na capa, reconhece letras, reconhece o título, percebe que a imagem dá pistas sobre como será a história.
♥ Lê as imagens: todas as imagens são "lidas" (percebidas) pela criança, por isso é importante mostrar as imagens seguindo a sequência das páginas. A criança vai percebendo que precisa passar uma página de cada vez.
♥ Lê o texto: ela já percebe que há algo escrito, e que esse escrito pode ser lido. Ela aprende que esse escrito é a história ou poesia escrita por alguém. Aos poucos, conforme amplia sua experiência leitora, ela começa a perceber as letras, as palavras e frases.
♥ Lê quem é o autor: há livros que trazem a foto do autor e do ilustrador da história, e as crianças começam a conhecer quem escreveu aquele livro.
♥ Lê recomendando: quando uma criança gosta de um livro, ela recomenda a leitura para outra.
♥ Lê partilhando: muitas crianças gostam de ler juntas, compartilhando seus diferentes conhecimentos.
♥ Lê com amor: livro é algo que amamos, que cuidamos com carinho.
Vamos brincar de ler com nossas crianças?
Tenho certeza que você vai se divertir muito!
Beijinhos,
Ivanise Meyer.
♥♥♥
Sugestão de vídeo sobre como um livro é produzido,
da série DE ONDE VEM:


Postagens mais visitadas